sexta-feira, 24 de abril de 2009

Naturologia

NATUROLOGIA

O que é?

A Naturologia é a ciência que visa à saúde integral dos indivíduos. Reúne diversas técnicas complementares e terapêuticas que recuperam a saúde e promovem bem estar físico, mental, emocional, espiritual e social, através de recursos e métodos naturais, tradicionais e modernos.
Dentro do espectro de atuação podemos destacar: Iridologia, Fitoterapia, Geoterapia, Essências Florais, Cromoterapia, Colorpuntura®, Auriculoterapia, Arte Integrativa, Massoterapia, Reflexologia e Meditação.
A Naturologia baseada nos princípios da promoção da saúde propõe o resgate do ser humano, sendo indicada para adultos, jovens e crianças.

Como é o tratamento?

O tratamento consiste em sessões regulares estabelecidas de acordo com a necessidade de cada pessoa e para tanto, uma avaliação detalhada é feita, elaborando-se um plano terapêutico individual.
A graduação em Naturologia habilita o profissional a selecionar dentre as terapias naturais complementares, as mais adequadas à cada tipo de situação, tais como: estresse, ansiedade, insônia, dores crônicas, TPM/menopausa, hipertensão, entre outras, sempre trabalhando interdisciplinarmente e respeitando a livre escolha de cada um.

RECURSOS TERAPÊUTICOS

Iridologia
Observação e análise de sinais existentes na íris, com o objetivo de fazer uma avaliação de predisposições físicas, comportamentais, emocionais e mentais, auxiliando no plano de tratamento.

Fitoterapia
A fitoterapia é a utilização das plantas para tratamento de doenças e recuperação da saúde.

Geoterapia
Aplicação de argila de forma preventiva devido a grande capacidade de desintoxicação, eliminação de toxinas e aumento das defesas, além da utilização de pedras e cristais como ferramentas reequilibrantes.

Essências Florais
Recurso terapêutico que utiliza as vibrações das flores para curar e equilibrar mente e espírito, de acordo com os preceitos do Dr. Edward Bach.

Cromoterapia
Uso da vibração das cores para promover e recuperar saúde, uma vez que são essenciais para a vida humana.

Colorpuntura®
Aplicação de cores nos pontos de acupuntura, usando como base os fundamentos da Medicina Tradicional Chinesa, associando os conceitos da física e ciência moderna, com a vantagem de substituir as agulhas de acupuntura por um método não invasivo.

Auriculoterapia
Aplicação de sementes, esferas de metal, cristal ou agulhas na zona auricular. Atuando de forma a equilibrar os sistemas do organismo.

Massoterapia
Utilização de diversas técnicas de origem orientais e ocidentais, exercidas por meio de toques e manipulações. Possibilita maior contato com o próprio físico, valorizando a respiração e desenvolvendo uma melhor percepção corporal, aumentando o bem estar físico e mental.

Reflexologia
Ciência que estuda os efeitos reflexos no organismo humano, partindo do princípio de que existem concentrações de terminações nervosas (chamados de plexos nervosos) interligadas a órgãos e a algumas áreas do corpo. O estímulo correto das zonas reflexas de pés, mãos e orelhas restabelece o funcionamento ideal desses órgãos promovendo saúde. Os pés são os preferidos para a terapia, já que possuem uma área maior que facilita a manipulação.

Arte Integrativa
Trabalha o potencial terapêutico e crescimento pessoal contido em todas as formas de arte, conectando os mundos internos e externos do indivíduo.

Aromaterapia
E a arte e a ciência da utilização dos óleos essenciais obtidos de plantas terapêuticas. Atuando na manutenção do equilíbrio e bem-estar de forma integral.

Meditação
Meditar é aquietar e diminuir o número de pensamentos para que possamos reconhecer com clareza nossa própria essência. Dessa forma, utilizamos técnicas de meditação passiva e ativa, com o objetivo de viver o momento presente. Muito mais que um exercício de relaxamento, proporciona melhoria da saúde e aumento da qualidade de vida.






2 comentários:

  1. Tu conhece o Walter Ferrari do Nascimento?
    Se você conhecer me adicione no msn ou facebook: julian.norris@live.com

    ResponderExcluir