terça-feira, 14 de julho de 2009

INFORME ESPECIAL - AROMATERAPIA PELO MUNDO

By Samia Aromaterapia - Aromaterapia Científica pelo Mundo


Aromas dos óleos essenciais de Alecrim e Lavanda e o efeito no humor e memória de adultos saudáveis


Alecrim

Lavanda



Este estudo teve como objetivo definir o impacto olfatório dos óleos essenciais de Lavanda (Lavandula angustifolia) e Alecrim (Rosmarinus officinalis) na performance de cognição e no humor de pacientes voluntários suadáveis.
Cento e quarenta e quatro participantes foram divididos em três grupos independentes, que subsequentemente, realizaram um teste cognitivo computadorizado, em uma sala contendo aroma de lavanda, outra sala contendo aroma de alecrim e outra sala sem aroma (sala de controle).
Foram realizados questionários de humor visuais análogos aos testes do computador, logo após a exposição dos pacientes ao aroma, e logo após completarem os testes de computador.
Os participantes não sabiam qual o verdadeiro objetivo do estudo até completar toda a bateria de testes para prevenir qualquer desvio possível nos resultados finais.
A análise dos resultados revelou que o óleo essencial de lavanda produziu um efeito decrescente significativo na performance dos trabalhos de memória e atenção, quando comparado com os estudos do grupo de controle. Em contra partida, o óleo essencial de Alecrim produziu um efeito crescente na performance tanto nos trabalhos de memória quanto nos de atenção.
Em relação ao humor, a comparação com os dados pós-teste revelaram que o grupo de controle (sem aroma) e o grupo com aroma de lavanda, estavam menos alerta do que o grupo do alecrim, entretanto, o grupo de controle estava significantemente menos contente do que os grupos que sofreram a ação dos óleos essenciais.
Estes resultados indicam que as propriedades olfatórias destes óleos essenciais podem produzir efeitos objetivos na performance cognitiva, bem como subjetiva nos efeitos de humor dos seres humanos.


NOTA BY SAMIA:

Outros óleos que são indicados para o fortalecimento da memória: Alecrim, Benjoin, Canela, Coriandro, Cravo, Eucalipto, Gengibre, Hortelã, Junípero, Limete, Mandarina, Tangerina.


Óleos que são indicados para melhora de humor: Bergamota, Canela, Cipreste, Citronela, Cravo, Gengibre, Ho leaf, Laranja, Lemongrass, Petitgrain, Noz moscada, Vetiver.

Autores:Moss, M. Cook, J. Wesnes, K. Duckett, P.Human Cognitive Neuroscience Unit, Division of Psychology, Northumberland Building, University of Northumbria, Newcastle upon Tyne, NE1 8ST, UK.Publicado em Janeiro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário